-
Arquitetos: Rui Ramalheira, co.rp arquitectos
- Área: 31 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Guilherme Blasco Augusto
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção tem lugar num pequeno apartamento que surge onde a ria estreita e encontra o Rossio de Aveiro. Um espaço originalmente caracterizado por um hall, uma cozinha, um quarto e uma instalação sanitária, detendo este último uma posição privilegiada na casa. Com esta disposição, o hall era demasiado grande para a sua função e demasiado pequeno para ser considerado como espaço de estar
O projeto parte da procura da síntese do habitar, estabelecendo um único elemento capaz de criar espaço e diferentes interações com a sua identidade múltipla - o armário central. Este permite, não só, a delimitação da sala e kitchenette, como também a privatização do quarto e a instalação sanitária correspondente. A partir da sua dupla expressão adapta-se às necessidades funcionais de cada área.
Resultado da otimização do espaço existente e da amplitude consequente da depuração dos elementos arquitetónicos, a intervenção é caracterizada por uma homogeneização matérica nas suas paredes e chão. O contraste surge no elemento múltiplo.
O apartamento outrora fragmentado pretende tornar-se num elogio do potencial inerente à elementaridade em arquitectura, com base numa interpretação de uma realidade não revelada.